top of page
Search
  • Aline Novais

A COPA DO MUNDO E A POLÊMICA DA PARALAXE

Quem tem acompanhado a Copa deve ter visto as discussões sobre o gol do Japão. Até o Casimiro comentou a polêmica em live. Afinal, a bola saiu de campo ou não?


A astronomia explica!



PARALAXE é um conceito de astronomia antigo. É a diferença aparente na posição de um objeto, quando visto de locais diferentes.


Exemplo simples: estique seu braço e, com um dedo, tape um objeto de fundo. Agora abra um olho e deixe o outro fechado, e depois troque.


Verifique a posição desse objeto quando você observa com o olho esquerdo (imagem à esquerda) e com o olho direito (imagem à direita). Reparou que parece que o objeto se deslocou? Isso é paralaxe ✨



Esse conceito é muito utilizado em astronomia, principalmente para medir a distância de objetos. Por exemplo: se queremos medir a distância de uma estrela próxima, observamos ela em duas datas: primeiro em uma data X (ex: Junho), e depois 6 meses após X (ex: Dezembro).


© University of Virginia


Comparando o movimento aparente da estrela próxima com relação às estrelas de fundo (que consideramos “fixas”) temos o ângulo de paralaxe, que é o deslocamento angular dessa estrela próxima.









Note que essa configuração forma um triângulo, onde um dos ângulos é justamente a paralaxe. Sabendo a distância entre o Sol e a Terra, uma simples trigonometria revela que a distância entre o Sol e a estrela próxima é 1/paralaxe.


© University of Virginia, modificada por Aline Novais


Mas voltando ao futebol, tivemos essa situação no jogo Japão x Espanha na última quinta (01/12/2022) onde o VAR confirmou o gol do Japão, mas muitos alegaram que a bola havia saído de campo no lance anterior.


Esse vídeo mostra exatamente o momento:


https://www.youtube.com/shorts/fMR4BQRMF-k


Acontece que, para a bola sair de campo, ela precisa cruzar totalmente a linha de fundo. E olhando algumas imagens, dependendo do ângulo, realmente parece que a bola saiu.


Só que não foi o caso. E a resposta você já sabe: PARALAXE!


© Reprodução/Internet


© Reprodução/Internet


Em imagens de outros ângulos, inclusive visto de cima, podemos ver que faltou um pouquiiiinho para a bola cruzar completamente a linha de fundo, ou seja, ela ainda é considerada dentro de campo.


No final, tudo é questão de ângulo 🤷🏻‍♀️



© Globo Esporte (ge.globo)


Mais uma imagem, só porque a física é linda…



Ajude a espalhar esse conteúdo se você é fã de futebol ⚽🥅 Assim, mais pessoas ficam sabendo o quanto matemática, física e astronomia influenciam no esporte!


OBS: Como peguei grande parte das imagens no Twitter, não encontrei as fontes da maioria. Se alguém souber, escreva nos comentários, que eu atualizo este post.


Esse conteúdo foi postado inicialmente no Twitter. Você pode conferir o post original aqui.

0 views0 comments
bottom of page